Blog

2022 é o ano da retomada dos eventos


Após mais de dois anos de pandemia causada pelo coronavírus, os eventos estão retornando aos poucos no Brasil.

Com a paralisação que atingiu 97% do setor em 2020, cerca de 350 mil eventos foram cancelados e o ramo deixou de faturar, ao menos, R$ 90 bilhões. Em 2021, mais de 530 mil eventos deixaram de ser realizados, disse Doreni Caramori Júnior, presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) à Agência Brasil, canal de notícias da Empresa Brasil de Comunicação.

De acordo com a Abrape, a expectativa é de que cerca de 590 mil eventos como shows, festas, congressos, eventos esportivos e teatros, entre tantos outros, sejam realizados até o final de 2022, em todo país.

O primeiro passo dessa jornada já começou, com o retorno de feiras e eventos, no primeiro trimestre do ano e, para os próximos meses, a ideia é que eventos com capacidade maior de público aumentem gradualmente. Esse retorno, no entanto, é restrito para pessoas com o passaporte de vacinação em dia, ou seja, que estejam 100% imunizadas, e a utilização de máscaras segue obrigatória.

Com essa abertura, a temporada de cruzeiros voltou no dia 5 de março, a decisão foi anunciada pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia). Os protocolos nesse segmento continuam mais rígidos, com testes regulares da tripulação e a exigência de testes negativos antes do embarque, além da limpeza contínua de todos os espaços públicos e quartos.

Em sequência, festivais de música com mais capacidade também retornam, como o Lollapalooza, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de março. Em suas redes oficiais, foram anunciados quais os protocolos de segurança devem ser seguidos nos três dias de evento: comprovante de vacinação (físico ou virtual) com, no mínimo, as duas doses da vacina e uso obrigatório de máscara dentro do Autódromo de Interlagos.

Os organizadores do festival esperam que até 100 mil pessoas passem diariamente pelo evento e a sexta-feira e o sábado estão com ingressos esgotados, garantindo que esse seja o evento com maior público desde o início da pandemia de COVID-19 no Brasil. Como o evento é ao ar livre, o risco se torna mais baixo, principalmente quando atrelado à exigência da vacinação e o uso da máscara.

Presente na décima sétima edição da Feira LACTE, evento voltado para o setor de viagens e eventos corporativos que aconteceu nos dias 8 e 9 de março, a Shift mostrou quais são suas ideias para o futuro da empresa e seus planos para os eventos de 2022: a implementação de carros inteiramente elétricos na frota.

Esse tipo de veículo tem muitos benefícios para o mundo no futuro, já que seu motor não produz ruídos, alivia instantaneamente a poluição sonora em meio ao trânsito. Também não gera poluição atmosférica nem calor da combustão, contribuindo para reduzir as “ilhas de calor”, comuns em grandes cidades, como São Paulo.